quarta-feira, 21 de março de 2012

PSP alerta para Burla Informática

Há dias ligou-me um colega que estava “desesperado” com o que lhe havia acontecido. De repente este era vítima de sequestro do próprio computador… e com valor de resgate. Dizia-me ele que havia visitado um site, seguindo um link que lhe mandaram por mail e que depois disso o computador foi “hackeado”!!! Se não pagasse 100 euros, via payshop era punido por lei… o IP estava identificado!!! 

Este é certamente um cenário comum a muita gente, na verdade a PSP (Policia de Segurança Pública) faz referência a este caso e deixa mesmo um alerta na sua página.
A Polícia de Segurança Pública comunica o surgimento de uma nova forma de burla informática, a qual consiste na recepção de um email em que se dá conta de o visado ter acedido a “sites de conteúdo pornográfico, pedofilia, violência sobre menores, e bestialidade, pelo que é condenado a pagar 100 euros”.
O teor deste email aparece associado à PSP através de uma barra identificadora e do seu logótipo, indicando também as instruções para pagamento da suposta coima.
Alertamos assim para a necessidade de proceder à imediata eliminação deste email sem proceder à sua abertura, pois o mesmo é falso, constituindo uma tentativa de burla informática, conforme ilustração em cima.
Este é o procedimento e as vítimas pagam, na verdade é que este meu colega estava disposto a desembolsar, ligou-me mas a opção “pagar” seria já um dado consumado!!!
Lá lhe dei algumas indicações do que deveria fazer, poupei-lhe os 100 euros e o incómodo de ter na mesma de levar a máquina para limpar o malware que lhe estava já a tomar conta do computador. Sim, não pensem que a máquina fica livre da praga, mesmo que pague, ficará com o computador refém desses “hackers”, como ele lhes chamou.
Para nota de rodapé, quero apenas alertas para algum deste spam que chega via Facebook, muita gente está a ser “assediada” com vídeos de algumas figurinhas da nossa praça em estado comprometedor… cuidado!
Criado por  em 19 de Março de 2012 

Sem comentários:

Enviar um comentário